jusbrasil.com.br
9 de Abril de 2020

O início da Advocacia que poucos contam

Lauenda Natiane Moreira dos Passos, Advogado
há 2 meses

O início foi assim, você começou a faculdade e vários sonhos e objetivos caminhavam ao seu lado.

Você pensava e dizia: vou ser juiz; advogado, outrora promotor.

No final da faculdade se deparou com a realidade, vou ser advogado, porque é o primeiro degrau, já pensava nos comentários maldosos se não conseguisse a tão sonhada OAB.

Estou na Advocacia exatamente 8 meses, e por incrível que pareça o que mais me trouxe felicidade, foi ver uma sentença de um divórcio consensual judicial, que saiu em menos de 3 meses.

E o pior que nem foi pelo valor que recebi, foi pela gratidão de saber que alguém confiou em meu trabalho, mesmo sabendo que estava recente na profissão.

O que ninguém conta quando você está no inicio da Faculdade de Direito, é que ser Advogado vai além de saber lei, ser Advogado é ter dois empregos, um como Auxiliar e outro como autônomo , tudo para que o sonho de Advogar não seja esquecido aos poucos, porque nem todas as realidades permitem só Advogar no início da carreira.

Outro detalhe que poucos esquecem de mencionar, como realmente o mercado está, talvez você seja contratado após o primeiro mês de formado, ou talvez tenha que esperar por um longo período, e não se engane, você até pensará que é o único, mas existem várias pessoas na mesma situação.

Mas garanto que se persistir, e claro procurar aprender com os Advogados que estão a sua volta, chegará um momento que o desespero em ser um Advogado contratado por alguém, deixará de ser objetivo.

Você começará a perceber com os erros cometidos, e com a busca infinita para compreender o PROJUDI, o PJE e diversos outros sistemas que existem em outros Estados , que você é mais capaz do que pensa, e perceberá que sonhava pouco, quando chorava porque não alcançou a vaga, mesmo tendo todos os requisitos solicitados.

Os seus medos vão sumindo e é normal você pensar, poxa tem tanta coisa para estudar e quanto mais estudo, parece que não sei nada, porque é aí que o amadurecimento jurídico começa.

Você começa a desmistificar tudo que aprendeu ou ouviu na Faculdade como só uma verdade, e começa de fato a ser um Advogado.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)